LOADING

Type to search

2020 IIHF World Junior Championship

Notícias

2020 IIHF World Junior Championship

Share
Medalhas do 2020 IIHF World Junior Championship

O 2020 IIHF World Junior Championship, a Copa do Mundo de Hockey Junior, acontece entre os dias 26 de dezembro de 2019 a 05 de janeiro de 2020 nas cidades de Ostrava e Trinec na República Tcheca. Essa será a 44º edição do campeonato e quarta edição que acontece na República Tcheca. Já Ostrava irá sediar pela segunda vez o evento, por outro lado, é a primeira vez que Trinec recebe a competição.

O mundial é composto por 10 países, esses países são divididos entre grupo A e grupo B para a rodada preliminar. Neste ano o grupo A é composto pela Finlândia, Suíça, Suécia, Eslováquia e Cazaquistão. Enquanto o grupo B é composto pela anfitriã República Tcheca, Estados Unidos, Rússia, Canadá e Alemanha. 

Como funciona?

Os dois grupos se enfrentam em uma rodada única entre si e os quatro times com mais pontos de cada grupo avançam para os playoffs. Enquanto o quinto colocado de cada grupo se enfrentam numa disputa de melhor de três na Relegation Round. Entretanto, o terceiro jogo só ocorre se necessário. O vencedor da Relegation Round poderá jogar novamente na próxima edição do campeonato e o perdedor será rebaixado para a Divisão I do Grupo A.

Os playoffs são divididos em três etapas: quartas de final, semifinais e a final. Sendo assim necessário que tenha um jogo extra para decidir que equipe fica com a medalha de bronze. Nas quartas de final cada equipe participa de um jogo e os jogos são determinados de acordo com a classificação da equipe nos grupos. Dessa forma, os confrontos acontecem da seguinte maneira:  1A vs. 4B, 1B vs. 4A, 2A vs. 3B e 2B vs. 3A. 

Nas semifinais, a classificação segue alguns critérios. Em ordem, cada time é analisado de acordo com a colocação no grupo, pontos na rodada preliminar, diferença de gols na rodada preliminar, gols marcados na rodada preliminar e colocação no torneio. Sendo assim, o primeiro semifinalista será o que tiver melhor desempenho nestes critérios e jogará contra o semifinalista com menos pontos. Já o outro confronto será disputador entre os dois times que ficaram em segundo e terceiro na classificação.

Como são definidos os confrontos finais?

Os horário dos jogos são determinados após as quartas de finais. Caso o anfitrião se classifique o jogo inicial é dele, se não for o caso, o jogo inicial fica a cargo do melhor classificado. Os vencedores de cada semifinal se classifica para a disputa da medalha de ouro. As equipes que perderam participam de uma disputa para determinar quem fica com a medalha de bronze.

As equipes que perderam nas quartas de finais são classificadas de 5 a 8. Seguindo o critério de sua posição no grupo e seu recorde na rodada preliminar (pontos, diferença de gols e gols marcados). O formato dos jogos é o padrão. São três períodos de 20 minutos cada e em caso de empate do placar o jogo irá para overtime e se necessário penalty-shot shootout. As equipes são pontuadas em três pontos para a equipe que vencer no tempo regular, um ponto para ambas as equipes em caso de empate e um ponto a mais para a equipe que vencer no tempo extra. Em caso de empate de pontos por duas ou mais equipes é criado um subgrupo para que elas joguem entre si até que não haja mais empate de pontuação. 

Novidades na edição de 2020

Como uma forma de promoção do evento, alguns jogadores e ex-jogadores foram convidados para estar atuando como embaixadores. Alguns desses jogadores, inclusive, já participaram do campeonato em seus tempos de juniores. A ideia é que esses jogadores ajudem a  promover o evento fora da República Tcheca. Para isso eles foram convidados não necessariamente para atuarem como embaixadores de seus países, mas sim dos países que têm certa influência entre os fãs. Como por exemplo o jogador Zbynek Irgl. Ele nasceu em Ostrava mas jogou por muitos anos na KHL e por isso foi convidado como embaixador da Rússia. Entre os embaixadores também estão o ex-jogador e atual técnico da seleção eslovaca Vladimír Vujtek Sr; o ex-winger Petr Hubacek para a Finlândia; ex-Montreal Canadiens Tomas Plekanec para o Canadá e o goleiro do Carolina Hurricanes Petr Mrazek para os EUA. 

Este ano o campeonato contará com o diferencial de dois mascotes, o que não é comum num campeonato de juniores. Em entrevista para o site da IIHF a secretária geral do comitê de organização do campeonato, Marketa Sterbova contou que o leão foi escolhido por estar inerentemente ligado ao hockey tcheco. Os mascotes escolhidos são Puk e Tuk que já atuam como mascote da equipe nacional da República Tcheca. Os leões foram escolhidos pelos próprios fãs da equipe tcheca em 2016 numa votação online. Porém, para o campeonato, os mascotes receberam uma repaginada para apresentar uma aparência mais moderna e a camisa foi substituída. Agora as novas camisas possuem o logotipo do evento e ambos usaram o número 20. 

As medalhas foram feitas exclusivamente para o evento. Cada uma delas foi produzida de forma artesanal e o design foi assinado pelo arquiteto e designer Oldrich Sladek. O design das medalhas foi baseado nos recursos comuns das cidades siderúrgicas já que as duas cidades são conhecidas principalmente pela produção de ferro e aço. As medalhas de ouro são feitas com ouro puro de 24k e enquanto as de prata foi deixada nas cores do aço. As medalhas de bronze são douradas com ouro vermelho. Todas elas possuem um tamanho comum medindo 66 milímetros de diâmetro e meio centímetro de espessura. O tema principal da medalha é baseado no logotipo do 2020 IIHF World Junior Championship, a estilização do goleiro. O verso das medalhas apresenta o logotipo da IIHF com os nomes de ambas as cidades anfitriãs.

Os jogadores

Tanto  jogadores que já foram draftados quanto atletas que ainda serão elegíveis para o NHL draft, participam do campeonato. Dessa forma, é importante tanto para os times como os fãs ficarem de olho no evento. Em muitos casos um time consegue observar o desempenho de determinado jogador através do World Junior Championship. Isso influencia na hora de selecionar o jogador no draft. Para jogadores que já foram draftados, é o momento de conhecer seu jogo em um evento de grande porte,  é interessante ver como o jogo dele mudou e como ele pode chegar no profissional.

Para aqueles jogadores que podem ser dispensados pelos seus times da NHL para participar da competição, como o center Kirby Dach do Hawkes, por exemplo, é curioso ver como seu jogo na seleção vai ser influenciado pelo seu tempo na Liga. Entretanto a seleção canadense ainda aguarda a resposta se ele irá ou não participar. No entanto alguns jogadores já foram liberados por seus times, é o caso de Barrett Hayton, que foi selecionado pelo Arizona Coyotes em 2018. O jogador, que chegou a participar de alguns jogos da NHL nesta temporada, foi liberado no dia 12 de dezembro para estar participando do campeonato. O center Joseph Veleno também foi liberado por seu time. O canadense, que joga no Grand Rapids Griffins, afiliado do Detroit Red Wings na AHL, irá se juntar a sua seleção somente após o training camp.

Outros dois jogadores da AHL também foram liberados por seus times. O defensor Tobias Bjornfot para a equipe sueca e o forward Rasmus Kupari para a equipe finlandesa. Ambos jogam pelo Ontário Kings, equipe da AHL afiliada ao Los Angeles Kings.

Outros nomes conhecido dos fãs de hockey são dos jogadores Alex Turcotte (prospect do Los Angeles Kings), Cole Caufield (prospect do Montreal Canadiens), Ty Emberson (prospect do Arizona Coyotes) e K’Andre Miller (prospect do New York Rangers); os quatro jogam juntos na Universidade de Wisconsin. Os novatos Turcotte e Caufield foram draftados em 2019 junto com outros jogadores que também irão participar do campeonato. O goleiro Spencer Knight ( prospect do Florida Panthers); os defensores Cameron York ( prospect do Philadelphia Flyers) e Ryan Johnson ( prospect do Buffalo Sabres); e os forwards Trevor Zegras ( prospect do Anaheim Ducks) e John Beecher ( prospect do Boston Bruins) também foram liberados para estarem participando.

Apesar de grandes nomes dos novatos da NHL não terem sido liberados por seus times. As seleções do Canadá e dos EUA estão com grandes jogadores em seus times e ambas possuem boas chances de chegar às finais. Os jogos do round preliminar acontecerá dos dias 26 a 31 de dezembro. Os playoffs estão marcados para 2020, as quartas de finais acontecerá no dia 02 de janeiro. Enquanto as semifinais estão marcadas para o dia 4 de janeiro e a grande final no dia 05 de janeiro. Para maiores informações aqui.

Foto: Reprodução/IIHF.com

Tags: